Conheça cinco fontes de informação sobre acessibilidade cultural

Documentos internacionais ratificados pelo Brasil, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, preveem a garantia do direito de toda pessoa à participação na vida cultural e sua plena fruição. Apesar disso, não é, ainda hoje, tarefa simples encontrar equipamentos ou produtos culturais totalmente adaptados a todo o público com necessidades especiais ou deficiência. Para saber mais sobre acessibilidade no campo da cultura, confira, a seguir, cinco links com informações e ferramentas relacionadas ao tema.

Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas

Recém-lançado pelo Instituto Mara Gabrilli, o livro busca incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A publicação pode ser baixada em formato pdf.

Acesse em http://bit.ly/1K946yw

Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ

Primeiro curso de pós-graduação no Brasil dedicado a pensar políticas, experimentos e projetos de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. A proposta do curso é trabalhar o tema a partir da perspectiva da fruição do produto cultural.

Acesse em http://bit.ly/1Ak9gyy

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Em seus 69 anos de atuação, a entidade tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros em Braille, audiolivros e livros digitais acessíveis, que já alcançaram cerca de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

Acesse em http://bit.ly/1yrgtKY

Guia Online de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo

Disponibiliza informações sobre espaços culturais preparados para receber qualquer perfil de público. O guia também indica os espaços que melhor atendem pessoas com deficiência ou necessidades especiais na cidade de São Paulo, incluindo teatros, museus, cinemas, centros culturais, casas de espetáculos e bibliotecas.

Acesse em http://bit.ly/16eEUVI

Mais diferenças

A ONG desenvolve trabalho em acessibilidade cultural e, entre suas ações, promove o Whatscine, um aplicativo que transmite para smartphones e tablets audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas de apresentações ou espetáculos que utilizam a ferramenta.

Acesse em http://bit.ly/1bT6hXY